Espera
Para reconstruir o ginásio
Navegantes II aguarda as obras no espaço para atividades físicas, cinema, música, samba, entre outros
Paulo Rossi -
Antes utilizado para projetos sociais de esporte, cultura e educação, o ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, no Navegantes II, está destruído. A esperança de um futuro diferente para as crianças do local desmoronou junto com as paredes, após constantes atos de depredação que se intensificaram a partir do ano passado. Atualmente a comunidade busca união para reerguer o espaço.
O prédio, uma espécie de centro de convivência, foi erguido em 2010 como uma parte do Programa de Prevenção à Violência (PPV), iniciativa criada em 2007 pela prefeitura de Pelotas, através de uma união de setores como a Secretaria Municipal de Educação; a de Cidadania; e a de Esportes e Lazer. À época o local passou a receber projetos de futebol, cinema, música, samba, entre outros, sempre com guardas o vigiando 24 horas por dia. Com o tempo, entretanto, a presença policial foi ficando mais escassa e os arrombamentos começaram. Atualmente o prédio se encontra em total abandono, com banheiros, paredes e o restante da estrutura sendo constantemente destruídos. Para quem fez parte da batalha para a construção, o cenário é triste. “Muitas comunidades querem ter um espaço como esse e não têm. É um pulmão dentro do Navegantes que está morrendo”, comenta Vagner Borges, DJ e morador do Navegantes II. Segundo ele, o local só não está atualmente completamente demolido porque houve uma limpeza para a realização, em setembro do ano passado, do 1º Festival Extremo Sul Hip Hop Pelotas.
Segundo o diretor de Desporto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Sérgio Ferreira, há pela prefeitura a intenção em restaurar o ginásio, mas a crise financeira que atingiu o orçamento do ano passado inviabilizou qualquer iniciativa. “A gente espera em seguida retomar a reconstrução”, diz. A instituição afirma que recebeu a demanda pelo restauro do ginásio através do vereador Reinaldo Elias (PTB), que esteve recentemente em reunião sobre o assunto com a comunidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário